sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Diário de pesquisa – Semana* 01

Já tem mais de um mês que escrevi o primeiro post sobre meu projeto de pesquisa e meu interesse em fazer um diário de pesquisa. Pensei melhor no formato do diário, levando em conta os passos lentos da minha pesquisa e eis como funcionará:

- Meu objetivo é contar sobre as 20 horas semanais dedicadas à pesquisa, por isso os posts serão identificados com o número da semana a que se refere – lembrando que o projeto tem duração de um ano, são 52 semanas.

Esse objetivo, um tanto certinho e quase burocrático, é problemático, na medida em que durante os quatro meses de pesquisa que já passaram, eu não me dediquei as (20 horas semanais x 4 semanas x 4 meses =) 320 horas necessárias. Na verdade, bem longe disso! Mas é para concertar minha falta de empenho inicial que existem as férias, certo? :D HAHA! A ideia é estudar tudo que eu devia ter estudado e pesquisado antes, em dezembro e janeiro.


Os posts terão um asterisco (*) seguindo a palavra “Semana” quando tratarem de 20 horas trabalhadas e não necessariamente de uma semana – como aconteceu neste post!

Bem, a introdução é esta. Vamos ao trabalho!


- Fichei o artigo do Fernando Mascarello, “Mapeando o inexistente: os estudos de recepção cinematográfica, por que não interessam às universidades brasileiras”.

                O artigo me deixou em dúvida em relação à que tipo de filme eu focaria na minha pesquisa, porque o Mascarello fala da inexistência de pesquisas sobre recepção de filmes brasileiros pelo público nacional. Pensei em me dedicar aos comentários do Maurício, no Cabine Celular, e dos blogs que farão parte da pesquisa (e que ainda precisam ser escolhidos!) aos filmes nacionais. Porém em reunião com a minha orientadora ela descartou essa ideia, pois isso não foi explicitado no meu plano de pesquisa.
“[...] um filme é tanto o que se diz ou escreve a propósito dele (em outras palavras: sua recepção crítica e de público), quanto o documento fílmico em si.” - uma passagem do artigo em que o Mascarello se refere ao que diz, o também pesquisador, Pierre Sorlin.

- Tive uma reunião com a minha orientadora, Maria Luiza.

Esta foi a primeira reunião depois que a pesquisa teve início. Já havíamos nos reunido antes para conversar sobre meu plano de trabalho. Mas desta vez, falamos sobre a metodologia na internet. Ela me pediu que fizesse um mapeamento dos blogs sobre cinema para que eu pudesse escolher com quais eu trabalharei. Ela me sugeriu que eu fizesse uma coisinha todos os dias para a pesquisa, para não deixar as coisas acumularem. Apesar de eu não ter seguido o conselho dela (ainda!), foi aí que tive a ideia para os diários de pesquisa, pois ela me pediu que lhe enviasse um cronograma toda semana com o que eu pretendia fazer. Em resumo, foi uma reunião inspiradora!

- Assisti ao filme Beleza Americana.

                Pode parecer estranho contabilizar isso como estudo, mas é que eu revi o filme para aproveitar melhor a dissertação da Luana Alves Luterman ("Orkut, blog e revista virtual: leituras sobre o filme Beleza Americana nesses gêneros virtuais", que a Maria Luiza me sugeriu. Como li apenas a introdução, vou deixar para falar sobre ela no próximo post.

- participei como ouvinte do Seminário de Pesquisa da Graduação e Pós-Graduação da FCS.

                Fiz muitas anotações durante as palestras e GTs que participei. No primeiro dia do evento, não vi nada que eu pudesse aproveitar em minha pesquisa – fora a animação que dá assistir uma boa apresentação de um tema interessante. Mas no segundo dia, minha veterana Lídia, apresentando o tema do seu TCC (“Grafite: das ruas para a internet”), citou o artigo da Monica Pieniz sobre etnografia no ciberespaço. Muito útil, obrigada Lídia.

Mesa redonda com os professores da FCS
- li o artigo “Novas configurações metodológicas e espaciais: etnografia do concreto à etnografia do virtual”, da Monica Pieniz.

Ainda vou fichar o artigo, mas a primeira leitura foi importante por apresentar o termo “netnografia”, que é a etnografia virtual, realizada na internet. Também foi valiosa pelas referências bibliográficas que me permitiram encontrar textos complementares sobre o assunto.

Encerro aqui as primeiras vinte horas da pesquisa.
Até o próximo diário! ;D

Um comentário:

  1. O melhor desse post é o meme. AEUHAEUAEHUAEH
    brinks, tá indo bem na pesquisa. ^^
    Espero as proximas confissões, haha.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...