quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Carreira Diplomática: preparando o terreno

Terminando o quarto semestre, já pensei muitas coisas quanto ao meu futuro profissional. Há uma carreira que tem me enchido os olhos. Já expressei para algumas pessoas a vontade por seguir essa carreira, mas pela primeira vez vou escrever isso publicamente. 

Quero seguir carreira diplomática!

HAHA bem, é o primeiro plano pelo menos. Ainda fico tímida afirmando isso, mas essa tem sido uma ideia constante. Fico tímida porque é uma carreira que se inicia por um concurso muito difícil e concorrido, mas no final das contas, qual não é?
Um diplomata é responsável por representar o Brasil em qualquer discussão que envolva outras nações ou organismos internacionais. É ele quem busca solucionar os conflitos envolvendo os interesses brasileiros, negocia acordos que tragam benefícios ao nosso país e promove nossa cultura no exterior. Ele é o condutor de nossa política externa, em qualquer tema discutido: comércio exterior, proteção de direitos humanos, discussões sobre meio ambiente e tecnologia fazem parte do dia a dia de um diplomata. (Leia mais aqui)
Esse trecho acima é do site do Curso Clio, que é um preparatório para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Esse concurso ocorre uma vez por ano e tem três fases eliminatórias, com uma quarta fase classificatória (que cobra Espanhol e Francês).

Relação candidato por vaga do concurso de 2011

A primeira fase tem questões objetivas de múltipla escolha ou de certo ou errado, das disciplinas: Português, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Política Internacional, Inglês, Noções de Economia, Noções de Direito Interno e Internacional Público. São aprovados para a 2ª Fase os 300 candidatos mais bem classificados. 

Na segunda fase é feita a prova de Redação em Português, com caráter eliminatório (é necessário atingir um mínimo de 60% da prova). 

A terceira fase é discursiva e as disciplinas cobradas são: História do Brasil, Geografia, Noções de Direito Interno, Internacional Público, Noções de Economia, Política Internacional e Inglês.

Durante as férias de julho assisti alguns vídeos sobre a carreira diplomática que me empolgaram bastante. Como eu planejo fazer outros posts sobre o assunto, vou postar os vídeos aos poucos. Os primeiros selecionados são trechos do programa Carreiras, da TV Justiça, que ajuda a ter uma ideia geral do concurso e da própria carreira de diplomata.


Quando o Leandro Vieira fala do perfil para ser diplomata, meu coração bate feliz!
"Uma pessoa interessada pelo conhecimento humano das mais diversas formas. Todas as manifestações culturais [...]. Você dever ser uma pessoa interessada por cinema, por música, por teatro, enfim... É a diversidade que interessa!"


A moral desses vídeos é: você estuda muito para entrar na carreira, ao estudar para o concurso, e continua estudando muito pelo resto da vida profissional!

Outro elemento interessante dos vídeos é o próprio Leandro. Fui com a cara dele, todo paciente e pomposo, e procurei outros vídeos com ele. Achei seu discurso na cerimônia de formatura do Instituto Rio Branco, do qual foi orador da turma "Joaquim Nabuco" (2007-2009). 


Eu ia finalizar o post com a citação que o Leandro faz, do Fernando Pessoa, quando lembrei que já confessei aqui pelo blog minha vontade de seguir essa carreira:

Trecho do post mais dramático da história desse blog!!

Eu estou na fase de cuidar bem da minha terra larga, vendo o que é preciso para erguer meu palácio. Para enfatizar, cito Pessoa novamente: "Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for."



Beijokas e inté! ;D

P.S.1: Minha segunda carreira em vista é a acadêmica, mas o bom da diplomática é que ela me permite ser professora também \o/
P.S.2: Só para atualizar as informações do vídeo, o salário do Terceiro secretário - 
que é o primeiro cargo, quando ingressamos na carreira diplomática - é de R$ 12.962,12 (segundo o edital de 2011)
P.S.3: site do Instituto Rio Branco 
http://www.institutoriobranco.mre.gov.br/pt-br/ 

Um comentário:

  1. Isso de assumir que quer carreira diplomatica é triste. Me arrependo de ter feito isso, haha.
    Acho que gosto de fazer as coisas escondido, é mais emocionante. ;D
    Boa sorte na preparação do terreno menina, espero que seja muito feliz nesta opção.
    Diplomacia é uma carreira épica. ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...