quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Meu diário de pesquisa

Desde de agosto eu "sou PIBIC", ou seja, faço parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica que é financiado pelo CNPq. Semana passada foi a primeira reunião com minha professora-orientadora, Maria Luiza. Primeira reunião depois que meu plano de trabalho foi aprovado, é bom explicar, pois antes tive umas duas reuniões para fazer esse plano. Ela fez boa parte dos comentários ao meu plano por e-mail, já que foi uma correria louca para terminá-lo no prazo da UFG.

O título do projeto no qual estou ligada é "“Eu achei este filme muito...”. - uma investigação exploratória sobre estudos de recepção cinematográfica.", que eu achei muito divertido, pois é isso que todos que assistimos filmes falamos, e é isso que me atrai no estudo de recepção cinematográfica: ouvir o espectador. O título do meu plano de trabalho é "A utilização de blogs e videologs nos estudos antropológicos de recepção cinematográfica" e diz muito, não só sobre a minha pesquisa, mas sobre mim. Como já contei aqui no blog antes, eu queria trabalhar com cinema, mas na produção (mas exatamente na direção). Eis que agora me enveredo na teoria. 

Em conversa com minha orientadora, ela me sugeriu que todos os dias eu leia um artigo, ou faça outra coisa mínima referente ao PIBIC. E ainda que eu lhe enviasse um cronograma semanal do que estou fazendo. Daí veio a ideia de fazer um diário de pesquisa, relatando de semana a semana o andamento do meu projeto, aqui no blog. Gosto da ideia pois é uma forma de me manter em contato com parte do meu objeto de estudo: a internet.

Sei que estou atrasada, mas me empenharei. Vinte horas semanais serão dedicadas! Devo dizer que é uma carga de estudo pesada, mas o desafio foi aceito!



Postarei uma vez por semana, com o título "Xº semana de PIBIC", o relato do que fiz durante a semana que passou e, possivelmente, um pequeno cronograma para a semana seguinte. Como a iniciação cientifica tem duração de um ano, de 1º de agosto de 2011 a 31 de julho de 2012,  são 52 semanas semanas (se eu contei direito... rs). Essa semana já é a 11ª,  mas vou contá-la como 1ª e pensar até o próximo post, como resolverei esses detalhes matemáticos.

Cronograma para a 1ª semana: (vou testar se é melhor já designar as tarefas para cada dia, ou apenas selecioná-las e me programar ao longo da semana.)
- analisar alguns vídeos do canal do youtube Cabine Celular;
- começar o fichamento do livro "Introdução à Teoria do Cinema", de Robert Stam;
- fichamento do artigo "Orkut, blog e revista virtual: leituras sobre o filme Beleza Americana nesses gêneros virtuais", de Luana Alves Luterman.

Este é só o primeiro post. Espero que essa ideia funcione.
Beijokas e inté ;D

Um comentário:

  1. Olá Mog,
    tambem sou PIBICquete ^^
    sou estudante de psicologia e meu trabalho envolve os valores éticos e da formação do sujeito em escolas públicas visando a educação ambiental, no entanto, sou apaixonada por antropologia e tenho um desejo mortal de um dia ainda fazer Ciências Sociais ou pelo menos um mestrado em Antropologia. Gostei muito do seu post apesar de não ter tido AINDA muito contato com o tema de artes visuais. Imagino que agora você já deve estar terminando o relatório parcial, mas então boa sorte na sua carreira acadêmica :)

    Apx

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...