quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

[DL2011] O Anel de Polícrates e outras histórias (ou Como fiquei mais fã do Oscar Wilde)

"O Anel de Polícrates e outras histórias" foi um dos meus achados da Feira de Troca de Livros. Sua introdução é bem didática (e curtinha) e explica a seleção das histórias e suas categorias. Nas histórias exemplares temos Heródoto e Cícero. Esopo, Fedro, La Fonteine, Juó Bananere e Nelson Ascher estão na seção das histórias morais. O livro traz ainda Voltaire, como exemplo de história filosófica e Guy de Maupassant em história anedótica.

Sim, este é um livro de muitos autores. Gostei de ter lido autores (super) clássicos e algumas releituras de seus textos, mas cá entre nós, foram as "histórias sentimentais" do Oscar Wilde que me marcaram realmente: "O Gigante Egoísta" e "O Príncipe Feliz".

Eu só tinha lido (e adorado! - do tipo "virei fã" *o*) o romance dele, "O Retrato de Dorian Gray", então levei um susto quando eu li seus dois contos. Um susto por tamanha doçura. São textos lindos e eu chorei em ambos. Pesquisando um pouco sobre os dois textos, descobri que ele os fizera para seus filhos, como mostra o filme sobre sua vida, "Wilde", que assisti pouco tempo depois de ler os contos.

Cena do filme Wilde. Clique na imagem para ampliar :)
Li o livro para o Desafio Literário no tema contos, pensando que todas as histórias nele eram desse tipo. Mas não são. Recomendaria o livro para aqueles que tem uma certa curiosidade por fábulas, mas recomendo principalmente os contos do Oscar Wilde, que são de tocar o coração. Minha única ressalva é sobre os seus finais com uma moral cristã meio forçada, que me incomodaram mais ainda quando eu lembrava que era do cara que escreveu O Retrato de Dorian Gray.

Mas ainda assim, são lindos *o*!
Beijokas e inté ;D

p.s.: Se me contarem que o final foi modificado, acreditarei piamente! rs
p.s.2: A edição ampliada de "O Anel de Polícrates e outras histórias" está disponível neste link. Corre lá! :]

2 comentários:

  1. Já baixei o livro!
    Fiquei curiosíssima pra ler.
    E confesso que baixei também por causa do Juó Bananere. Não sei se é por causa das minhas origens italianas, mas adoro a linguagem macarrônica. Sabe, me divirto porque parece meu avô falando.

    ResponderExcluir
  2. "Óia eu aqui traveis!" =D
    Sobre o Bananere, acho que existe apenas "La Divina Increnca", mas confesso que nunca encontrei o livro impresso. Fiquei conhecendo pela internet mesmo.
    E tem esse site que é ótimo: http://bananere.art.br/
    Me divirto muito. Ele faz principalmente paródias, e tem um gosto especial por parodiar os Parnasianos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...