terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Os preferidos de 2011: livro e música


Esse post faz parte do Meme das Antigas II
Depois do filme, do site e do vídeo, continuo a listar os preferidos de 2011 (e finalmente alcanço a postagem do Meme das Antigas II).

- Meu livro favorito em 2011:
"E depois, a imensa sede de ternura, de apagar beijo após beijo as lágrimas da mulher adorada, cujo primeiro sorriso após a ferida que lhe causamos é a mais bela luz que possa inundar um coração de homem."
Esse é um trecho do conto A Morte de Isolda, que faz parte do livro de Horácio Quiroga, "Contos de Amor de Loucura e de Morte", que foi o meu favorito do ano.

O livro traz 15 contos. Se em nem todos percebemos a temática do amor e da loucura explicita, a morte está em todos, ainda que seja apenas no título pelo menos. O Quiroga tinha Edgar Alan Poe como um de seus mestres contistas, mas se diferenciava dele por mostrar a morte e o horror como algo da realidade, do nosso mundo material. Li o livro em entre janeiro e fevereiro, mas me lembro de alguns contos que tem a temática da morte mais presente: "A Galinha Degolada", "O Solitário" e "O Travesseiro de Plumas".

Em alguns contos os personagens principais são animais. Tem cavalo, boi, vaca, cachorro, falando, pensando, sofrendo... Nos contos: "O Arame Farpado", "Yaguaí" e "A Insolação".

Os outros contos do livro são: "Uma Estação de Amor", "A Morte de Isolda", "Os Barcos Suicidas", "À Deriva", "Os Mensá", "Os Pescadores de Vigas", "O Mel Silvestre", "Nosso Primeiro Cigarro" e "A Meningite e sua Sombra".

O autor e a obra :)
– Minha música favorita em 2011:

Eu sempre fui um pouco relapsa no quesito música. Vou "descobrindo" os cantores meio que por acaso, mas nunca pesquiso mais afundo, vendo as influências e procurando outras obras, como faço com livros e filmes. 

Esse ano eu fiz uma lista de exibição no YouTube só de músicas brasileiras (essa aqui!) e foram as músicas que eu mais ouvi. Procurando músicas para a lista, conheci a Roberta Sá e adorei. A maioria das vezes que abria a lista, a primeira música que eu colocava era dela cantando "Disseram que eu voltei americanizada" ou "Falsa Baiana", que é a que eu escolho como favorita do ano, mesmo sem ser baiana, sem saber sambar e sem deixar a mocidade louca! ;D


Essa imersão nas músicas brasileiras teve certa influência do meu professor de Ciência Polítca IV, José Alexandre, que em toda aula citava uma música. Lembro que fiquei muito tempo ouvindo "Coisas que eu sei", depois que ele disse em sala "eu gosto do meu quarto, do meu desarrumado, ninguém sabe mexer na minha confusão".

Como eu conseguir escolher só um filme, um site, um vídeo e um livro preferidos, eu escolhi apenas uma música preferida também. Maaaaaas, como fui lembrando de outras músicas decidi mostrar mais duas músicas extras! ;) 

A primeira é uma que me lembra o estresse que foi meu fim de 3º período (aquele da crise!) e tem relação com o início do meu namoro com o Bruno, já que foi ele que me apresentou a banda: Undead, do Hollywood Undead!


E a segunda música extra é uma que ouvi muito essa semana e é simplesmente linda: Someone Like You, da Adele.



Sim, eu tenho um gosto musical bem eclético. haha
Beijokas e inté ;D

3 comentários:

  1. Achei interessante o livro, mas gostei muito mais do titulo dele. Sou obcecado por títulos, pronto falei. Pretendo lê-lo depois.
    O meu preferido foi ABdA, desde a maneira que ganhei até o fim, que achei surpreendente, haha. ;D

    Enquanto a musica eu achava que seria uma dessas mesmo, mas sempre fiquei com o Hollywood na cabeça. Sabia que não iria esquece-lo. Agora essa ultima eu já tinha percebido a sua obsessão por ela, mas não entendi ainda, haha.

    Você esqueceu de "Fez casa nos meus braços e ainda leve,
    Forte, cego e tenso", né?

    _o/

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    te encontrei no blog do MAX do MEME em minhas andanças e gostei do teu blog.

    Estou te seguindo.

    Queres, por gentileza, passar no meu blog e me seguir?

    ResponderExcluir
  3. Adele é tudo de bom né?

    Eu amo esse clipe e essa músicas, são lindos!!!
    Beijokas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...