sexta-feira, 14 de maio de 2010

Le Petit Prince

Ontem foi um dia frio com uma manhã suave. Mas só uma parte da manhã, pequena como o príncipe. Mas não é aquele do Maquiavel, que é só em Ciência Política II. E nem ouse falar de Ciência Política, porque a prova foi hoje.

Mas ontem uma pequena parte da minha manhã foi suave. No lugar de estudar os textos do Bobbio, Dahl e companhia, li o livro do
Antoine de Saint-Exupéry. Aquele sobre um príncipe. O Pequeno Príncipe.

Talvez eu o tenha locado numa tentativa de entender o meu caderno de Ciência Política, que tem na capa e nas folhas o menino de cabelos dourados (Le Petit Prince), suas estrelas ("essas coisinhas douradas que fazem sonhar os preguiçosos." pag 47) e sua flor - indefesa e vaidosa. E olhem só a coincidência: assim como no meu caderno, o livro fala sobre autoridade e poder.
"-Se eu ordenasse a meu general voar de uma flor a outra como borboleta, ou escrever uma tragédia, ou transformar-se numa gaivota, e o general não executasse a ordem recebida, quem, ele ou eu, estaria errado?
- Vós - respondeu com firmeza o principezinho.
- Exato. É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar - replicou o rei. - A autoridade se baseia na razão."
(pag 39)
Mas não vamos falar Ciência Política. "As pessoas grandes são muito esquisitas". Vamos falar sobre planetas pequenos, asteróide B 612, baóbas, vulcões que server para esquentar o café da manhã, e desenhos de carneiro e de jibóias digerindo elefantes. Mas se você enxergar um chapéu, ai teremos que mudar de assunto, porque "é cansativo, para as crianças, estar toda hora explicando". Ainda sim poderemos falar de flores. Mas nunca pense que elas são todas iguais.
"- É preciso que suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas. [...] quanto aos bichos grandes, não tenho medo deles. Eu tenho as minhas garras.
E ela mostrava ingenuamente seus quatro espinhos."
Eu adorei o livro. Tão sutil e bonito ... Merece que eu não faça uma sinopse, para que os que não leram possam chegar na história como um viajante em um planeta desconhecido. Quando cheguei, a única coisa que eu conhecia era a palavra (contendo sete letrinhas e todas juntinhas se lê "cativar"!) que significa "criar laços", e estava ansiosa pela aparição da raposa e o sua frase clássica "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.". Mas acabei selecionando um outro trecho do sábia raposa de orelhas que parecem chifres, e é com ele que eu termino o post ;D
"- Minha vida é monótona [...] mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. [...] Vê, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim não vale nada. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos dourados. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará com que eu me lembre de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo..." (pag 68)

Nascer do sol, na rua da casa da minha vó. Sempre me faz sorrir.

9 comentários:

  1. eu ainda leio esse livro um dia velho...

    http://nikomoska.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Hunf, Ciências Políticas=Dor de Cabeça
    hauahuauauauhuahuahua
    Nunca li este livro, mas pretendo ler um dia. Segue então a parte que mais gostei do post:
    Quando cheguei, a única coisa que eu conhecia era a palavra (contendo sete letrinhas e todas juntinhas se lê "cativar"!) que significa "criar laços", e estava ansiosa pela aparição da raposa e o sua frase clássica "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.".

    ResponderExcluir
  3. eu sou apaixonada por esse livro, o leio sempre que preciso pensar um pouco na vida.

    ResponderExcluir
  4. Muittoo bom o blog!
    retornareii...

    beijoo

    ResponderExcluir
  5. Esse livro realmente vale a pena

    Mas nem me fale em maquiavel meuldeus nao aguento mais ele

    Muito bom o blog... vou seguir ;D

    ResponderExcluir
  6. eu gosto muito de Ciência política, e tb do livro!!
    vc tb faz direito??

    ResponderExcluir
  7. Muito bom.. deve ser um otimo livro... culto e bem poetico ao meu ver.

    http://italoopensador.blogspot.com/

    xD

    ResponderExcluir
  8. Você vez algo interessante, engraçado e legal ao mesmo tempo. Interessante porque escreveu com sabias palavras um sentimento ao qual me indentifiquei e que me fez sentido neste momento. Engraçado porque misturou o pequeno príncipe com Ciência Política e porque foi criativo e legal no momento em que você fala de que algo só tem valor se for cativado... chega né... Nisto chego a conclusão que sua reflexão me foi útil e como grandiosa é você!!! :)

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é realmente lindo. rs
    blog legal, parabéns.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...