domingo, 3 de julho de 2011

[DL2011] No Olho da Rua

Se os olhos do Chalie Chaplin me cativaram por sua doçura, estes outros me atingiram por sua inocência, sua dor silenciosa. Quanto mais observo-os, mais significados eles trazem. A tristeza que refletem não é poética como a do Chaplin. É uma tristeza real. Infelizmente.


Não quero dizer porém, que a realidade não seja poética. O autor de "No olho da rua", Marcelo Antonio da Cunha, ao nos mostrar a vida da Fazenda Modelo ("um dos maiores abrigos de mendigo do mundo", como informa a capa do livro), o faz de maneira muito particular. Junto com as tristes histórias de vidas que conheceu como diretor da Fazenda Modelo e de palavras como "apatia", "indiferença", "depósito de gente", "cata-mendigos", "uma nação de indigentes", Marcelo encontra espaço para falar das flores da Fazenda (literalmente inclusive!). Fala de subjetividades daqueles que não são vistos pelo resto da sociedade. Daqueles olhos que nunca são observados com tanto interesse como os da criança na capa.
"Além disso, havia os olhares desconfiados de transeuntes bem-vestidos que o evitavam, tentavam ignorar sua presença. Sentiam medo e nojo. Ele queria ter forças para levantar-se, reerguer-se, mas não conseguia. Sempre acabava na calçada.

Percebi com muita clareza que, como disse seu Gabriel, é muito fácil ir parar na rua. Um surto psicótico, o alcoolismo, uma morte na família, uma separação - reveses de vários tipos podem fazer eclodir um processo mental que culminará na sarjeta. Difícil, como disse antes, para muitos era encontrar o caminho de volta." (pag. 38)
É um livro triste, mas uma experiência e tanto. Recomendo!
Beijokas e inté amanhã.

Obs: Este é o livro do mês de maio, cujo gênero era livro-reportagem, do Desafio Literário que estou participando esse ano.

Obs2.: Tá rolando uma mostra de filmes do Werner Herzog e outros filmes de ficção Alemã no Cine Goiânia Ouro. Veja a programação aqui.

Um comentário:

  1. Nossa parabéns, você escreve com uma excelência rara de se ver. Muito bom, estou seguindo. Se der passa no meu blog depois: www.raridadevirtual.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...