quarta-feira, 6 de julho de 2011

Filmes na FCS: segundo e terceiro períodos

Ficção científica, documentário, drama (?!) e suspense estiveram na lista do filmes que eu assisti em sala de aula no primeiro semestre. Já no segundo semestre eu só assisti Watchman, no núcleo livre sobre histórias em quadrinhos ministrado pelo professor Rubem, mas optei por assistir em casa, pois ir no campus dois (ou seja, no fim do mundo) só para uma aula com a metade de um filme... não, obrigada! Mas o filme é bem legal, pois o HQ é muito bom! Ainda vou lê-lo com o cuidado que merece e não nas coxas como fiz para o NL.

Lembro que o professor Flávio, de sociologia II, tentou passar um filme no último dia de aula, "A Classe Operária Vai ao Paraíso". Mas por problemas técnicos não foi possível. (Isso foi antes de colocarem datashow e caixa de som em todas as salas da FCS!)

No terceiro semestre vimos dois filmes na aula de antropologia III (Ah, minha querida antropologia III...) com o professor Roberto - fora o vídeo sobre Bourdieue a educação, que foi bem interessante. Assistimos A Batalha de Argel, já que estávamos lendo um livro do francês que eu acabei de citar, sobre os trabalhadores argelinos na Argélia ("O Desencantamento do Mundo" - sim, bonito o título em português!). Pensar no Bourdieu me desconcentra totalmente do objetivo do post com sua objetividade objetivamente objetiva! Desculpem a piada, mas não resisti (^o~). Não consigo me lembrar direito do filme... (Sim, eu prestei atenção. Não, eu não uso drogas. Sim, estou ficando velha!)

Mas lembro que eu gostei muito mais do documentário que assistimos relacionado ao livro "Observando o Islã" do Geertz (seu LINDO!):
Filmes Ruins, Árabes Malvados - Como Hollywood Vilinalizou um Povo. A discussão levanta
da pelo filme é muito boa. É possível trabalhar questões como preconceito, racismo, indústria cultural, hegemonia americana... (OMG! é impressão minha ou eu já estou pensando como professora? =O)

Por falar em ser professora, só os alunos da licenciatura assistiram os próximos dois filmes na aula de Psicologia da Educação I, com a professora Ádria. Quando estudávamos o behaviorismo, assistimos Laranja Mecânica - um clássico mundial, um dos meus filmes preferidos desde dos meus 15 anos. Eu deixei de assistir uma conversa com o Flávio Carneiro (*o*) no Banquete de Livros, para assistir a discussão pós-filme ligada à psicologia.
Quando li um texto sobre a adolescência de uma ponto de vista mais psicanalítico, percebi que poderíamos ter ampliado a discussão do Laranja Mecânica para além do behaviorismo, mas para estudarmos a psicanálise, acabamos assistindoFreud: Além de um Sonho, que foi muito interessante também. Este último teve o roteiro original escrito pelo Sartre. Era tão detalhado que tinha material para cinco horas de filme e acabou virando livro.

Por enquanto é isso e que venham mais bons filmes no quarto período.Beijokas e inté ;D

Um comentário:

  1. GOstei do blog lokaoo
    mas num assisti nenhuns desses filmes,
    haha
    que faku vc faz^^?

    http://micoxadrez.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...