sábado, 1 de maio de 2010

Morrendo em Abundância

Tenho uma novidade: desde quinta-feira, 29 de abril, eu faço parte dos estudantes que trabalham! Depois de 3 anos eu voltei a trabalhar com edição de vídeos com a Vera Cortes, na MIX.
Em 2006, na época que eu comecei a trabalhar na produtora MIX

Nos dois dias de trabalho que eu tive, eu não editei ainda. Só ajudei a organizar uns arquivos da produtora: faz cópia de tais DVDs, faz um DVD de tal vídeo, copia de um HD externo para o outro, assiste esse curta e me diz se é uma boa opção para o Canal Comunitário... Coisas assim! (Estou ansiosa pra aprender a editar no iMac! *-*)

Um dos DVDs que eu copiei era de um documentário chamado "MORRENDO EM ABUNDÂNCIA". O título me chamou atenção e eu acabei assistindo e me impressionando. Tanto que decidi escrever sobre o filme.

Morrendo em Abundância, de Yorgos Avgeroulos, Grécia, 2008

O documentário mostra a relação entre a fome e os alimentos. Estes como meras mercadorias, cujo objetivo não é alimentar, e sim gerar lucro.
"A maneira como a produção global de grãos estava sendo distribuída era simplesmente incompreensível para todos salvo um grupo de especuladores."
Bertolt Brecht, em Filosofia e Marxismo.
Esse trecho acima faz parte do texto que inicia o filme. É seguido por cenas dos homens que influenciam na vida de milhares de pessoas. Principalmente das famintas. São os especuladores.
"Eu não sei. Não faz parte dos meus pensamentos. Eu não sei, não penso sobre isso. Só estou tentando entender o que vai acontecer no mercado. Se é lógico ou não para mim não é questão. Porque o que conta para mim é como será a reação do mercado. Porque eu sou um especulador. Estou tentando ganhar dinheiro com a oscilação no preço de grãos." Victor Lespinage, especulador/apostador no mercado de grãos de Chicago.
O filme explica como o aumento dos preços dos alimentos causado por essas oscilações, causa fome e morte nos países mais pobres.
"Nos países ricos, um aumento no preço dos alimentos significa comida mais cara nos supermecados. No entanto, nas nações mais pobres, isso significa fome e morte quando muitos não podem pagar por eles." (narração)
Mostrando uma Indía bem diferente da novela, eles mostram como os pobres do país tentam sobreviver com o aumento dos preços de alimentos, apesar do aumento da produção de alguns tipos de alimentos lá. O filme também fala dos casos de suicídio de pequenos agricultores endividado por causa das sementes da Monsanto.
"A fome, que se tornou permanente e global, é uma criação totalmente do sistema global de alimentos. O sistema global de alimentos não é criado para alimentar as pessoas do mundo. É criado para aumentar os lucros da Monsanto, para as sementes da Cargil, para o comércio, para vender pesticidas, herbicidas, fertilizantes. [...] Se você quiser entender porque os preços estão subindo, porque as pessoas estão comendo menos, você só tem que prestar atenção nestas companhias." Vandana Shiva, ativista dos direitos agrícolas.
Eu acabei selecionando muitos trechos de falas do documentário, mas deixei as "melhores" para o final. A próxima resume bem os interesses do mercado mundial:
"Controle o petróleo e controlará as nações.
Controle os alimentos e controlará o povo!"
Henry Kissinger, 1974
Já a última é a cena final do documentário, que tem uma edição bem inteligente: o economista/especulador fala sobre o futuro comércio de água, e entre suas frases impactantes a cena de uma garotinha bebendo água com a ajuda da mãe, e em off as vozes monstruosas dos homens no mercado de grãos de Chicago.

"Se houvesse um mercado onde se juntassem pessoas que precisam de água e pessoas que a tem, e pelo interesse descobrissem - e está é uma palavra importante - descobrissem o preço deste produto, como ousaria um governo, como poderia um grupo de supostos intelectuais sentarem-se e dizer 'esse é o preço da água em todo o mundo' ?. Haverá circunstâncias onde algumas pessoas não terão água? Sim! Isso acontecerá. Esta é a dura realidade de como os mercados funcionam. Algumas vezes você ficou sem sabão? Sim! E de quem é a culpa? Provavelmente sua, porque você não foi à loja e comprou. Você poderia culpar o governo? Não, a culpa é sua!"
Dennis Gartman, especulador.


Cena de "MORRENDO EM ABUNDÂNCIA"

Essa fala pra mim, foi um soco no estômago. Assistam o documentário se tiverem a chance.

Um comentário:

  1. Você poderia manda o link desse documentário para o meu email dhyego_ian775@hotmail.com obrigado!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...