terça-feira, 5 de julho de 2011

Filmes na FCS: primeiro semestre

Ah, as férias... Nada como poder assistir aquele filminho no conforto do nosso lar, sem se preocupar com o trabalho ou a prova de amanhã. Cinema em casa é sempre lindo, mas e na faculdade? Fiz uma lista dos filmes que meus professores passaram em sala ao longo dos meus três semestres de curso. No post de hoje, os filmes do primeiro semestre e alguns comentários daquela fase caloriana.

Filme: Assassinato no Expresso do Oriente

Primeiro filme para os calouros, não pode ter dado boa coisa, né!? De fato não deu. O professor Nildo Viana passou o filme na disciplina de MTPS I (Métodos e Técnicas de Pesquisa Social I) para que observássemos a investigação do detetive para descobrir o assassino, com suas criações de hipóteses e tudo mais, afim de compararmos com a investigação científica. Eis que alguém achou que era para fazer um relatório fazendo essa comparação e informou toda a sala. Desfecho da história: o professor não tinha passado relatório nenhum, mas acabou pegando os trabalhos da turma.
Moral da história: calouro é calouro!
Ah, e sobre o filme, lembro que o final é surpreendente! haha ;)

Filme: Vozes da lista

Assistimos este documentário na aula de Antropologia I, ministrada pela professora Cintya. Parte dos extras do dvd de A Lista de Schindler, ele é composto por depoimentos de judeus salvos pelo Oskar Schindler e até mesmo do Steven Spielberg falando sobre o filme que dirigiu e sobre
a Fundação Shoah. Relacionando o filme com o texto "A História da Antropologia" de Franz Boas, discutimos a relação entre emoção e antropologia, a relação de alteridade, e o método biográfico, que perpassa pelo individual para falar sobre o coletivo.
Moral da história: Calouro também chora. E muito!



Filme: Blade Runner: O Caçador de Andróides

Ainda na aula de antropologia I, vimos este clássico da ficção científica. Me lembro muito pouco da história, então fico devendo uma sinopse (nada que uma googlada não resolva!). Permitam-me deixar aqui um trecho do meu trabalho sobre o filme, relacionado com a questão do esquecimento e da memória:
"O filme Blade Runner apresenta a memória como condição para ser humano: para descobrir se um adulto é um androide, ele é submetido a uma série de perguntas que possam revelar o seu passado, logo, suas memórias. A ausência de memórias passadas é uma característica dos androides, já que estes são fabricados como adultos e não tiveram infância para se lembrarem. No filme, o personagem Tyrell (um engenheiro genético, criador dos androides mais perigosos) cria uma androide e lhe transfere as memórias de sua sobrinha através de implantações cerebrais. Como consequência, a androide acredita ter feito tudo o que se lembra (que está na sua memória) e acredita ser um ser humano."
Moral da história: Matar a aula em que o filme é exibido, pode parecer genial. Mas depois que você descobre que só tem uma locadora com os filmes cults que seus professores passam, não vai soar tão genial assim, jovem calouro!

Filme: O que você faria? (El método)

Visto na última aula de Sociologia I, com a professora Eliane, o filme argentino-hispano-italiano é sobre uma seleção feita entre sete candidatos para ocupar uma vaga em uma grande empresa. Esses candidatos passam por provas um tanto inovadoras e vemos até onde cada uma vai em busca do sucesso profissional. Foi o meu filme preferido dos quatro, mas não consigo me lembrar com que tema da sociologia relacionamos com o filme na hora do debate. Ah, o debate... foi daqueles bem calorianos, de estresse máximo!
Moral da história: Mesmo que o filme seja bom, o debate pode decepcionar, pobre calouro.


Beijoka e inté amanhã com mais filmes! ;D

3 comentários:

  1. Muito bons filmes parecem ser, destes só assisti a Lista de Schindler (por enquanto) - Eu adoro filmes e já que uma aluna de CS tá sugerindo vou procurá-los para assistir rapidamente.

    Parabéns pelo post pelo blog, futura socióloga. :D
    Abraços,

    andersonyankeee.wordpress.com
    @Andinhoyankee

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar em nenhum destes filmes, parecem ser bem antigos!
    Assistiria " Assassinato no Expresso do Oriente "

    ResponderExcluir
  3. mei a listinha, realmente nas ferias nunca temos nada para fazer, otimas dicas...
    Parabens pelo teu blog, bem criativo..
    A quando der entra no meu fala sobre Moda, Filmes e outras coisinhas tambem...Comenta la na materia que fiz sobre o Christian Louboutin e me fala o modelo de sapato que vc mais gostou =D...
    BeijOs volto sempre
    http://desabafas2.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...