segunda-feira, 10 de maio de 2010

Você sabe o que é Chick Lit?

1) O que é Chick Lit?

A dona do
blog Lost in Chick Lit escreveu sobre o "gênero literário" (existem controvérsias se seria literatura ou subliteratura) : "tipo de livro bem parecido com as comédias românticas que A-M-A-M-O-S ver nos cinemas, cheio de humor e voltada especialmente para nós garotas!". Bem, sorte que eu só li isso agora, já que esse tipo de filme passa longe dos meus preferidos. Achei esse blog atrás de sorteios na internet (um vício que me possui), e fiquei curiosa para saber o que é Chick Lit. Depois de ler um post da Juliana Steffens (vale a pena ler o post pra descobrir o que são aqueles livros de capa colorida que sua irmã/prima/vizinha paty não solta) adotei a seguinte frase pra explicar o que é Chick Lit: "São basicamente livros escritos sobre mulheres, para mulheres e normalmente por mulheres."

No final do post ela diz: "Eu as (os) desafio! Leia não 1, mas 2 ou três antes de dar o seu veredito, você poderá se surpreender!!". Pois bem. Eu aceitei o desafio. Li um livro do gênero e decidi dar meu veredito. Antes que digam "Pô, mais ela disse pelo menos dois... ", fica aqui registrado que seria fácil e até divertido ler outro Chick Lit, mas como eu vou escrever sobre o que eu li, eu precisava fazer toda essa introdução.

Duas semanas atrás eu fui na biblioteca do SESC Universitário (adoro aquele lugar!), e namorando as prateleiras de livros achei uns mais chamativos, com capa verde, rosa, roxo, listras, títulos com a fonte bem descontraída, e lembrei do post sobre Chick Lit. Sabia que os livros que estavam ali eram das autoras principais. Li um nome familiar: " Bridget Jones". Nunca assisti o filme. Não me interessei pelo livro, até porque era o segundo sobre a personagem. Mas do lado, tinha um livro da mesma autora chamado "Causa Nobre". Na capa, um colar de pérolas, uma câmera cinematográfica, duas crianças negras com braços finos e barriga estufada, e uma cabana (ou choça, não sei qual a nomenclatura correta). Loquei o livro. O que eu achei?

2) Meu primeiro Chick Lit: CAUSA NOBRE, de Helen Fielding

Achei que é uma opção de passatempo, e que deve ser um dos Chick Lit mais críticos (crítico = pano de fundo sério). Sua história é sobre a Rosie Richardson, uma mulher de trinta e poucos anos que desiste da vida que levava em Londres (o emprego chato; o namorado famoso, bonito e praticamente bipolar; os amigos do namorado, celebridades que só se importavam em ostentar a riqueza e aumentar a fama), e vai para um acampamento de refugiados na África.
"Esse foi o choque que eu senti pela primeira vez que o mundo não era seguro, que não era governado pela justiça, que não se podia confiar em nenhum líder. [...] Era impossível dormir. O pânico me dominou. Senti a culpa do mundo inteiro pesando nos meus ombros. Achei que ia ser descoberta, arrasada nas manchetes de jornais, mandanda para o xadrez. Era como se eu fosse cúmplice e que tivesse clamando por punição." (pag 126) Rosie assustada com o que viu em sua primeira viagem à África.

Na primeira metade da narrativa, o enredo é alinear, e intercala a Rosie em Londres contando sobre o seu namoro com Oliver, e ela chegando em Nambula e aprendendo a administrar
o centro de refugiados. Já na outra metade é a protagonista tentando organizar com o ex-namorado (ops! Será que isso foi um spoiler? =X) e seus amigos famosos um evento televisivo para arrecadar dinheiro para cuidar que os refugiados da região não morram de fome.
"Durante os últimos quatro anos, a miséria havia sido gradativamente substituída pela mundanidade para os refugiados, e também para nós. Mas era uma mundanidade bastante satisfatória. Nós nos supríamos mutualmente - expatriados e os refugiados. Íamos às festas noturnas deles, animadas pelos tambores e aquecidos pelas fogueiras, excitados pela África de nossas fantasias da infância. [...] - Saímos do túnel do nosso desespero, descobrindo que não só podíamos viver, mas também dançar - disse-me uma vez Muhammad, daquele seu jeito absurdamente poético." (Pag 33)

Muhammad é o meu personagem preferido do livro. Ele é uma espécie de sábio local que dá conselhos à Rosie, e está presente em momentos importantes da história.
"Ele soltou aquela gargalhada bem caprichada, depois fez cara séria.
- Então, talvez sejam os Dentes do Vento - disse, dramaticamente.
- Ai, meu Deus, Muhammad. Gafanhotos, por favor.
- Você não tem a poesia na alma. Isso é uma tragédia - comentou ele."
(pag 38)


Outro personagem divertido é o Henry, assistente da Rosie,que tá sempre de bom humor.

"- Poxa! Espero que o seu sutiã seja bem forte, minha velha! - berrou Henry. Ele costumava dizer isso toda santa vez, imaginando que havia acabado de inventar a frase." (pag 33) Cena em que eles estão chacoalhando dentro do carro na estrada toda esburacada.
Uma frase que se encaixa bem com as descrições dadas sobre Chick Lit é a seguinte:
"Eu vivia em dúvida sobre o que vestir em todas as ocasiões, mas nunca havia me preocupado muito com isso antes. Simplesmente convivia com o problema, como quando a gente convive com o fato de viver pensando que está gordo." (pag 121)
Deixo o livro como sugestão àqueles que querem conhecer o gênero, ou que querem se distrair com uma leitura simples, com alguns momentos divertidos, outros sérios, e a maioria sobre as dúvidas/complexos/segredos femininos. Vale lembrar também que a discussão central da história é sobre a futilidade no mundo das celebridades, que usam a caridade como forma de promoção pessoal.

3) A crítica do Chick Lit
"Ao contrário do que pensei ao ler “ chick lit”, associando-a com chicken, a expressão se refere a chicletes, chewing gum com a implicação de que as leitoras seriam do gênero que masca chicletes e que não é intelectual..."
Esse trecho é do
artigo "Literatura de mulherzinha", da pesquisadora Zahidé L. Muzar, que critica o Chick Lit, usando como argumentos principais seus objetivos nitidamente comerciais e seu formato pré-digerido.
"A chamada literatura de mulherzinha não passa de uma sub-literatura bem apropriada aos tempos atuais em que a rapidez da informação não permite uma reflexão maior e tudo tem de ser absorvido sem maiores esforços. É uma literatura de passatempo, meio folhetim para ler e esquecer a seguir.[...] a literatura de mulherzinha pretende englobar o que as mulheres escrevem como literatura de massa, uma literatura mais popular, escrita com objetivos nitidamente mercadológicos, seguindo esquemas e rótulos.[...] a chick lit é uma literatura alienada e alienante. Nosso mundo é hedonista, e a “cultura” só conquista as “massas” quando assume formas fáceis e agradáveis de digerir. Participa da indústria do romance, é um produto antes de qualquer coisa, no sentido de artigo de consumo." Muzar
Para ler todo o artigo, clique aqui.

4) Minha opinião sobre o Chick Lit

É um tipo de entretenimento, de distração, como assistir uma novela. A crítica do ponto de vista literário, é próxima da que existe sobre os livros do Paulo Coelho e das séries Harry Potter e Crepúsculo, por exemplo. Mas ainda tem a crítica sobre a imagem das mulheres nesses livros, preocupadas apenas com a nova moda e o namorado bonitão. O livro que eu li tem como pano de fundo uma temática séria, a fome, e isso talvez fuja um pouco do estilo da maioria dos livros do tipo. Afinal é o livro que antecedeu o responsável pelo boom do Chick Lit na década de 90 (O diário de Bridget Jones).
Eu concordo com a blogueira que diz que é preciso conhecer o estilo antes de criticá-lo, como também acho que é importante conhecer as críticas fundamentadas.

Vou deixar para vocês algumas fotos de capas do gênero.


Beijokas e obrigada aos que conseguiram chegar no fim do meu post gigante ;D

14 comentários:

  1. Consegui chegar ao final \o/
    Confesso que não leria esses livros, até porque sou homem(hauahuahua), mas este livro que você resolveu ler tem uma temática bem interessante e totalmente contraditório aos temas costumeiros deste estilo literário. Gostei do post, e como é de costume tenho que colocar minha parte predileta, então ai vai:
    "Duas semanas atrás eu fui na biblioteca do SESC Universitário (adoro aquele lugar!)"
    PS: Eu também adoro aquele lugar ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi vizinha... Literalmente, rs.. Moro em Águas Claras.. Muito bacana teu blog, textos interessantes, visual bacana.. E realmente vc´s mulheres tem uns livros que.. Fala sério... aff... rs.. Só voces para entenderem o universo feminino.. Abração, veja meu blog depois.

    http://thiagobatticelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu li o "Melancia" e "Sushi?"
    é mesmo muito legal :D

    adorei seu post,
    e o seu blog .. :D

    :*

    ResponderExcluir
  4. parabens pelo blog, ta mto bom!
    bom post!!!
    invista no seu blog, nun deixe de fa\er melhrias, como templates e aplicatiovs!

    parabens pelo blog!
    sucesso e vida longa p ele!!!

    Jessica LA

    ResponderExcluir
  5. ADOREIII seu blog, se puder me seguir pode ta.

    Adoreiii seu post, e as dicas de livros

    bjus

    volte sempre

    ResponderExcluir
  6. Boas dicas, ótimo post... abraço!

    ResponderExcluir
  7. adoro comédias romanticas, provavelmente até lerei um dos livros que contém no post...enfim, obrigado pelas dicas e pela ótima explicação!

    ResponderExcluir
  8. Nossa eu fico admirado que vc ainda consiga tempo pra ler...
    muito boa a proposta do blog
    tow seguindo

    ResponderExcluir
  9. Boa dia , muito interessante!!!
    parabéns!!

    ResponderExcluir
  10. Pois é, nao sou adepta de romances água com açúcar até por falta de tempo, mas devo confessar que alguns como o diário da princesa eu li a série toda, de vez em quando é bom sair da seriedade do dia a dia e mergulhar em algo simplesmente fútil para relaxar! problema é fazer deste o único tipo de leitura de interesse, fantasia sim! alienação nunca!!!

    adorei o blog, to seguindo e desejando sucesso!

    ResponderExcluir
  11. Parece ser interessante... Boas dicas.. ;D

    ResponderExcluir
  12. Legal, este post, ele mostra que está literatura é bastante criticada pelos intelectuais e bastante adorado pelas pessoas alienadas, mais não quer dizer que sejam ruins, na minha opinião, eles são bastante distrativos e dá algo que muitas vezes está faltando para nossa vida (amor, carinho, consolo), se samos magoados e não tem algo que preenche esse vazio, que tal ler um Chick lit! Eu leio!!! Mais não devemos esquecer que existe mais que isso no mundo. ;)

    ResponderExcluir
  13. Uai! pelo que entendi, quer dizer que Sabrinas e Júlias são os precussores desse "gênero literário"????? rssss.

    P.S.: Concordo que precisamos conhecer antes de criticar. Mas também concordo que não precisamos tomar veneno para saber que mata...rs.

    P.S. 2: Também amo Licenciatura.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...