domingo, 2 de maio de 2010

Tirando carteira de motorista (I) : A prova teórica

Eu acabei de fazer a prova escrita para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Quando eu digo acabei, é porque eu ainda nem sai da sala 08 da unidade da UEG (laranjeiras). Ainda estou esperando o cartão-resposta. Decidi então aproveitar o tempo para comentar a prova.

Essa prova escrita do DETRAN é alvo de muitas piadinhas, por ser considerada fácil/quase ridícula. Mas devo confessar que estava preocupada com o meu desempenho, por alguns motivos:
1°) A pressão da minha mãe para que eu não reprovasse (afinal o reteste custa quase R$180,00!);
2°) Minha falta de interesse em tirar a carteira de motorista (isso é uma coisa que não se explica, sei apenas que a idéia de dirigir não causa em mim o mesmo efeito que na maioria);
3°) As aulas teóricas, apesar do esforço dos professores (e aproveito para registrar o prazer que foi ter aula de direção defensiva com o prof. Rogério), são CHATAS! E ler aquela apostilinha é mais chato ainda.

(Recebi meu cartão-resposta e já terminei de preenche-lo. Faltam 10 minutos para eu poder sair da sala.)

Eu estudei para a prova apenas ontem (Sim! Eu estudei... como eu disse eu estava com medo de não passar >.<' ), e foi muito difícil me manter acordada enquanto eu lia o que era COTRAN, JARI, RENAVAM, DENATRAM e companhia. Acho que deu certo minha escolha de material de estudo: preferi um livrinho menor que tinha as perguntas que já caíram nas provas e a alternativa correta, organizadas em temas (legislação de trânsito, placas, direção defensiva, mecânica, primeiros-socorros, meio ambiente e cidadania), e umas questões para resolver. A opção que eu recusei era a apostila que eu ganhei da auto-escola, que era bem maior e com textos mal escritos. Das 30 questões da minha prova, no máximo 3 não estavam no livro que eu usei pra estudar. A questão mais engraçada foi uma perguntando o que um silvo longo significa, e entre as alternativas tinha a que dizia "motoristas a postos". HAHA! Imaginei os motoristas tensos se preparando pra largada de uma corrida em pleno centro de Goiânia. (Senso de humor estranho o meu, né!?)
Motoristas a postos! ;)

(Terminando o post no conforto do lar, trocentas horas depois da prova!)

Uma característica interessante (eu quase ousaria dizer 'sociologicamente falando') das aulas teóricas é a diversidade do nível de estudo formal dos alunos. Como o prof. Rogério comentou (e ele se tornou bem mais interessante quando disse que faz mestrado em Ciências Sociais), na sala tem gente que lê com dificuldade e que mal completou o 1° grau, como gente que tem nível superior completo... Na prova eu reparei outra coisa curiosa. Começamos a fazer a prova às 10:10, sendo que uma hora depois poderíamos entregá-la. Quando deu 11:10, a maioria dos candidatos foram embora. Todos os que ficaram (eu disse TODOS!), eram pessoas mais velhas comparada a moçada de 18-20 anos que é predomínio entre as pessoas que tentam tirar a CNH. O principal motivo pra isso eu acredito que seja a familiaridade que os jovens tem com provas objetivas, pois estão/são treinados para o vestibular. Por isso não gosto de dizer que a prova é ridícula e coisa do tipo, pois tem pessoas que têm dificuldades com ela - não necessariamente com o conteúdo.

Uma dúvida que eu tenho é sobre a justificativa da obrigatoriedade de ser alfabetizado para poder conduzir um veículo automotivo. Ou, complicando um pouco mais a questão, como ficam os analfabetos funcionais que conseguem ler uma placa (Vire à direita, por exemplo) mas não conseguem resolver uma prova de trinta questões em duas horas, por que têm dificuldade em interpretar textos. Levando em consideração que 68% da população brasileira é constituída por analfabetos funcionais (Segundo o dados do IBOPE de 2005), é possível uma avaliação teórica alternativa? Além de deixar esse questionamento para os leitores do blog, eu vou mandar um e-mail para o DENATRAN com essas dúvidas, e vou abordar esse assunto durante a aula de Sociologia amanhã.

Seguindo ainda essa temática da prova teórica, também quero perguntar pra Eliane, como a sociologia responde a questão 25 da minha prova:
"Qual o primeiro grupo social a que o homem está ligado?"
a) Comunidade.
b) Família.
c) Religião.
d) Escola.

Acho que esse assunto rendeu bastante pra quem não tem tanto interesse em dirigir, né!?
Beijokas ;)

5 comentários:

  1. haha espero que tu passe, e tome gosto pela coisa ;) assim não vai ter problemas em pegar busão com a plebe (oi?).

    A proposito, tá melhor?

    ResponderExcluir
  2. vc esta certissima
    li igual um adoida e nao passei nesta escrita sao 100
    reis sou faxineira ganho 30 reis eles 100
    e as perguntas nao sao igauis que estao nos livros tdo difrerentes
    e nao deixam ver as provas muito complicado assim e façil eles ganaharam dineitro xau fui bem clara

    ResponderExcluir
  3. c esta certissima igual eu estudei igual uma doida e repeti trs vezes ja
    e nao passei nesta escrita sao 100
    reis sou faxineira ganho 30 reis eles 100
    e as perguntas nao sao igauis que estao nos livros tdo diferentes
    e nao deixam ver as provas muito complicado assim e façil eles ganharam dineiro xau fui bem clara deviam pergunatar oq ue esta no livro nao pegadinha as pergunats sao ernorme tem que corre se nao ahora passa aff mari sangue de jesus tem poder

    ResponderExcluir
  4. Oi , como foi q vc conseguiu o ivrinho pra estudar para as provas... Obg

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...