sexta-feira, 16 de abril de 2010

Ciências Sensuais

Na primeira aula de dança do ventre (no início de março), a professora Elô reuniu a turma e perguntou porque queríamos aprender esse tipo de dança. A maioria das respostas incluía: porque é uma dança sensual. Argumento que eu também utilizei (depois de dizer que melhora a auto-estima, faz bem pro corpo feminino, e que eu tinha curiosidade pela cultura da qual a dança do ventre deriva)!
E para a surpresa da maioria, a Elô falou que a sensualidade da dança estava na maneira de se dançar. E lembrou que quando é dançada por crianças não é pra ser sensual, e sim alegre! Tudo depende das expressões faciais e da intenção da dançarina. Ver a Elô dançando me tira essa concepção da dança do ventre, já que o que ela quer passar na dança é felicidade. Seus sorrisos são quase pueris e torna o clima da dança outro.

A Elô sorrindo! (foto by: Maria Clara)

Quando eu escolhi fazer, além das aulas de dança do ventre, aulas de Street Dance, eu pensei que seria uma coisa mais "mano"! Bem oposto à sinuosidade da primeira. Hoje eu percebi que me enganei (de novo!).

Na aula de Street já estamos começando (nós não, o Rafael!) a montar a coreografia da apresentação de fim do ano, e vamos dançar um mix de várias músicas. Entre elas está Video Phone, da Beyoncé com participação da Lady Gaga (que está bem sem-gracinha nesse clipe) :



Para essa música vamos usar os estilos Street Jazz e Ragga (pelo que lembro do Rafael falando). Existem vários estilos para dançar Street, mas foi quando esses dois foram explicados que eu me surpreendi. O Rafael, professor de Street, estava tentando explicar o "Feeling" da música e do estilo que ela pede. São passos exibicionistas, grandes, pra chamar a atenção.
O primeiro passo era
andar. Simples, né!? Mas andar rebolando, jogando o quadril pra lá e pra cá de maneira que se possa cantar junto com a Beyoncé "They like the way I'm walkin' ", e ainda fazendo um movimento com as mãos como quem esnoba aqueles que está atraindo.
"É uma dança sensual!" concluiu o professor depois das sutilezas com que disse que é uma dança com segundas intenções, feita pra seduzir.

Agora vamos a dificuldade: conversando com a Thamires, uma colega da aula de Street, chegamos a conclusão que o mais difícil não é executar os passos, e sim perder a vergonha. É preciso manter o "carão" e baixar a Beyoncé ainda que por 1 minuto apenas. ;)

Para terminar, um vídeo de uma pequena sequência de outro estilo criando pela Madona nos anos 80:



Viva as ciências sensuais (hahaha) !
Beijokas xD

6 comentários:

  1. Lgeal ver que as aulas naquele lugar são em salas normais. Apesar de ser meio decadente haha.
    Já quero ver a dança de final do ano. Videophone? To louco pra ver!

    ResponderExcluir
  2. eu queria aprender a dançar as duas danças, ppte a dança do ventre, tb acho mt sensual, mas cm vc disse, depende de como, quando e onde a pessoa dança ne?! u.u
    eu tinha a mesma concepção q vc sobre ambos os ritmos, agora com seu texto vi que n é bem assim... \o\
    quando for sua apresentação, divulge!!! Quero ir! *corre em circulos*

    ResponderExcluir
  3. Antes de mais nada, muito obrigado pelo comentário no meu Blog, ta? Fico feliz quando pessoas lêem e comentam (principalmente quando elogiam o texto! haha)...

    E obrigado, também, por você ter me lembrado da existência desse filme. Vi na locadora a um tempo atrás, não peguei e esqueci que existia! hehe

    Agora, sobre seu post, confesso também ter essas idéias a respeito da dança do ventre e do Street Dance. Alias, confesso que tinha. Depois descobri que é mais preconceito nosso que não acompanha esses estilos de dança, sabe? Pelas roupas que as pessoas usam e tudo mais. E não pela atividade em si. Hehe

    Não sei se me fiz entender.
    Beijo e mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Eu vi esse momento histórico na aula, pois é me increvi para aprender o puro Break e estou aprendendo essas danças sensuais ai, mas fazer o que o jeito é esperar e aprender o maximo possivel. A propósito e a danca ragga que vc filmou depois do Rafael dançar, só pq todos dançaram vc ainda não postou, quebra a vergonha mostra ae.
    Falou um abraço e ensaiar bastante dançar não é facil!
    ps.(sou o rapaz de verde escorado no quadro)

    ResponderExcluir
  5. ae Morgana, todo mundo aprendendo as danças sensuais hein! Só falta eu agora [tá bom!!!]!

    ResponderExcluir
  6. Como tudo aquilo que ja foi dito ambos os tipos de dança são muito pouco conhecidos, eu como professor de Street fico feliz de que vc Morgana tenha entendido o espirito da coisa, mas vamos lá ensaiar muito pq se tudo der certo vamos nos apresentar o mais rapido possivel.
    E para aqueles q se enteressarem pelo Street apareçam façam uma aula e garanto a vcs q gostaram muito, e as aulas estao abertas para quem quizer ver e saber um pouco mais sobre o Vogue, o Ragga, o Popping, Locking e muitos outros estilos
    Rafael

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...