terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

[DL2011] Feira de troca de livros com a autora Maria de Regino e seus livros

Oie todo mundo!

Seguindo o Desafio Literário 2011, em janeiro eu li três livros infanto-juvenis: "Código secreto" e "Tem acento?", ambos da Maria de Regino; e "Lampião e Lancelote", de Fernando Vilela. Com pouco tempo para ler, tendo que me dedicar à disciplina de verão que eu estava fazendo, escolhi os livros da Maria de Regino pois eram pequeninos e careciam da minha atenção desde novembro de 2010, quando os ganhei em uma feira de troca de livros.

A feira merece um parágrafo à parte. Depois de ter o ensaio de Street Dance cancelado, fui nessa feira de troca de livros (minha primeira!) com alguns livros infantis na bolsa. Tendo chegado tarde, a funcionária do SESC me deixou trocá-los por livros "adultos": "Noite na Taverna", do Álvares de Azevedo; um livro de vários autores intitulado "O anel de polícrates e outras histórias"; o curioso "Arte e técnica do beijo" de Victor Bessat; e o que eu mais quero ler, "Mentiras do Rio", do Sergio Léo. Além destes, fui embora com os livros da Maria de Regino, que ganhei depois de uma "conversa com a autora" lá na feira.

A Maria de Regino contou da dificuldade que é escrever para crianças, de como é importante um bom ilustrador e como é difícil conseguir... Comentou um pouco sobre cada um de seus livros e da vida corrida de professora universitária (SIM! Ela é professora da Faculdade de Letras da UFG) e no final autografou suas duas últimas obras, que foram distribuídas.



O primeiro livro que eu li foi O Código Secreto, que conta a história de duas meninas, Luísa e Vera, que trocam bilhetinhos (escritos em um código só delas) durante as aulas. Quem é que nunca fez isso, né gente?! O mais legal é que elas estão "assistindo" uma aula de português sobre aquela regrinha de que antes de P e B vem sempre o M, e pela primeira vez na vida eu entendi o porquê dessa regra! \o/ Ler essas coisas dá uma saudade dos tempos do colégio.

Já o livro "Tem Acento?" é uma conversa na sorveteria sobre gramática, onde a Luísa recebe várias dicas de sua tia. E essas dicas são ÓTIMAS, ainda mais nesses tempos de msn. É bem didático, mas tem umas sacadas muito boas. Recomendado para quem sempre sofreu nas provas de português com aquelas regras intermináveis.


Apesar de ser um livro infantil, pelo que a autora falou sobre sua intenção de tirar dúvidas de vários jovens universitários, decidi colocar os livros no mês de infanto-juvenil do desafio. Abram seus coraçõezinhos para os infanto-juvenis. Eles sempre nos encantam *o*

Desculpem-me pelo atraso.
Beijokas e inté.

4 comentários:

  1. Legal o post, gostei. Você está escrevendo cada vez melhor ^^
    AH! E outra coisa eu quero ler Noite na Taverna.
    Beijos gatinha.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, ta escrevendo muito bem.

    Alguns livros curiosos ein!? Arte e técnica do beijo? kkk

    até

    ResponderExcluir
  3. ei, vou voltar aqui depois pra ler TUDO, mas só respondendo ao teu comentário:


    Lit. Portuguesa Contemporânea,
    Estética e Linguagem,
    Teatro de Língua Inglesa - de Shakespeare ao Renascimento Inglês
    e Teoria da Literatura 2 :)

    ResponderExcluir
  4. Gostei das suas dicas, e desejo um ótimo desafio para você....obrigado pela visita...e voltarei mais aqui para ler seu blog adorei....beijokas elis!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...