sábado, 7 de janeiro de 2012

Ciências Sociais: ame-a ou deixe-a

Um dia, no fim do terceiro período se não me engano, entraram na minha sala para distribuir um questionário aos alunos para uma assembléia sobre o opinião dos graduandos de Ciências Sociais sobre o curso. Preenchi o meu cuidadosamente e ainda tirei xerox para postar minhas resposta depois. Depois de muito tempo, achei a folha enquanto arrumava as tonelada de xerox que bagunçavam meu quarto e vou finalmente dividir minhas respostas. ;)


Algumas perguntas rápidas:
a) Você fez o 2º grau em que tipo de instituição de ensino:

1. (x) Pública - Federal
2. ( ) Pública - Estadual
3. ( ) Pública - Municipal
4. ( ) Rede particular/privada

b) Por que optou pelo Curso de Ciências Sociais:
1. (x) Vocação
2. ( ) Mercado de Trabalho
3. ( ) Influência Familiar
4. ( ) Baixa Concorrência do Vestibular
5. ( ) Podia ser qualquer curso de Humanas
6. ( ) Outra ____________

c) Explique como tomou conhecimento/interesse em fazer Ciências Sociais:
Eu queria fazer Audiovisual na USP. Prestei vestibular 2 vezes e não passei. Refleti sobre o que eu gostava no cinema, percebi que era conhecer culturas diferentes. Não só isso, mas principalmente, achava interessante que sociedades diferentes criassem filmes diferentes em vários aspectos. Percebi que o que me interessava era a sociedade: como ela se representava e como representava o outro. Pesquisei o curso relacionado com a sociedade, encontrei ciências sociais.

d) Explique como (onde, com quem, momento, veículo, etc.) tomou conhecimento/interesse em fazer o Curso de Ciências Sociais:
Li a grade curricular de ciências sociais na internet. Todas as três áreas principais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política) me soaram interessantes. Eu precisava escolher um curso na UFG. Fiquei em dúvida entre Ciências Sociais, Letras e Psicologia. Visitei o Espaço das Profissões e me identifiquei mais com Ciências Sociais.

e) Você já pensou em mudar de curso?
1. (x) Sim
2. ( ) Não

f) Por que? Explique o motivo: 1) da intenção de mudar de curso e 2) de permanecer no Curso de Ciências Sociais:
Refleti muito na escolha do meu curso, mas sofri uma crise nas férias de dez./jan. de 2011, pois tinha a impressão que não tinha aprendido nada em um ano de curso, apesar da minha média global maior que 9,0. "Talvez eu tenha escolhido o curso errado", pensei. Sentia que fazia Ciências Sociais apenas por que era o curso que eu estava matriculada, o que me entristeceu muito. Decidi que se essa sensação se prolongasse por todo meu terceiro semestre, eu mudarei de curso no próximo vestibular. Porém, decidi me empenhar mais, mesmo sem saber se era Ciências Sociais que eu queria mesmo. Decidi fazer iniciação científica e entrei em um projeto em andamento com o professor Jordão, enquanto esperava (e ainda espero) o resultado de um PIBIC 2011/2012. Assisti palestras e participei de colóquios no curso de Letras, e por incrível que pareça, percebi que queria permanecer no curso de Ciências Sociais.

2 comentários:

  1. Os formandos da minha turma (Sociologia 2º/2009 UnB) responderam algo parecido com esse questionário e comparamos com as ideias que tínhamos no começo do curso. Depois da 'crise do terceiro semestre' (onde as turmas chegam a ser reduzidas pela metade depois de 30/60 dias de férias) quem decide ficar fica porque realmente se apaixona por tudo isso! E a maioria não se arrepende!
    A ciência social nos dá um novo modo de enxergar a vida (no sentido que ela muda nossa maneira de pensar qqr coisa) e isso faz toda a diferença para o que esperamos fazer depois do curso (mesmo que não seja na área e tal) E particularmente é o que me faz olhar pra trás e jamais me arrepender de ter levado até o final essa jornada!

    ResponderExcluir
  2. Vou tentar para história, e sei que vou passar por esses momentos .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...