segunda-feira, 21 de março de 2011

O cinema e eu

"Acabei de me lembrar o quanto eu gosto de cinema. De filme, sim. Só que mais que isso. Eu gosto de ver filme no cinema. Gosto de ver (e principalmente ouvir) as reações das outras pessoas."
Escrevi isto na esperança de fazer um post sobre meu reatamento com o cinema, quando a luz da biblioteca da UFG acabou e fiquei sem computador. Tinha saído a pouco do escurinho da sala do Cine UFG, onde assisti Dogville, na Mostra Lars von Trier. Sai um pouco abatida, porque é um filme pesado, mas muito feliz por ter assistindo um bom filme. E assim fizemos as pazes.
"A segunda melhor coisa que você pode fazer no escuro é ver um filme. A primeira é ver um grande filme. Obrigada, cinema.” Luís Fernando Veríssimo no livro Banquete com os Deuses.
Sei que "reatamento" pode soar exagerado, mas houve em 2010 uma mudança tão grande no meu relacionamento com o cinema que é assim que eu me sinto.

Quando eu era pequena e almoçava assistindo desenhos da Disney ou filmes de dinossauro, as fitas cassetes me deixavam muito curiosa. "Por que é preciso tanta gente pra fazer uma fita?". Lembro que na sétima série, mesmo sem saber como, eu gostava da ideia de fazer cinema. Mas era um segredo ainda. Só uma paixonite platônica.

No primeiro ano, quando enfim entendi que depois do ensino médio vem a faculdade, a ideia se tornou mais concreta. Olhava nos olhos e fazia charminho. Fiz aulas de Audiovisual, uma matéria extracurricular com o Julio Vann (que foi também meu professor de teatro, e quem eu muito admiro) e já verbalizava meu desejo de fazer cinema. "Onde existe faculdade de cinema?". No segundo ano, em uma das várias oficinas que eu fui nessa época (cheguei a trabalhar com edição de vídeo), descobri que havia sido aberto o Curso Superior de Audiovisual na UEG.Agora minha paixão morava perto e seria fácil ficarmos juntos.

Até que no terceiro ano, graças ao professor de química (Silmar, o batatinha), eu descobri a USP! - pausa dramática e coraçõezinhos no ar. Descobri o curso de Audiovisual na USP e fim, o amor me cegou. Pra mim só existia USP: assistia os filmes que os alunos de lá produziam, tentava me enturmar na comunidade dos vestibulandos de AV de lá... Só falava na USP. Cheguei a fazer o ENEM de 2008 com a camiseta da USP.

Sim! De 2008. Sabe como é namoro à distância, né. Dá um trabalho... Terminei o terceiro ano em 2007, mas meu amor obsessivo me exigiu três anos de dedicação. Fiz dois anos de cursinho. DOIS ANOS! Só quem passou por essa vida sabe o que é isso. É um sofrimento estilo poetas do mal do século: me deteriorava enquanto idolatrava o ser amado.

Fui na USP uma vez, fazer a prova específica do curso. Foi um dos dias mais incríveis da minha vida. A prova foi linda e foi aplicada por um professor do curso. "Posso ficar aqui pra sempre?" - queria perguntar. Tendência cansativa essa de achar que os amores são infinitos.

Cansada de sofrer me entreguei as Ciências Sensuais... digo, Sociais (rs rs piada velha!). E não olhei mais para trás. Tá! Tudo bem que eu fiquei SUPER empolgada quando o Ismail Xavier (preciso dizer que ele é professor de cinema da USP?) foi dar uma palestra na UFG e acabei roubando um dos cartazes com a foto dele pra mim. Mas parei de tentar conhecer os clássicos do cinema ou os diretores cults. Não comprei mais nenhum livro sobre cinema, só porque o autor seria meu professor na USP. O único livro que li sobre o tema foi A Concepção Materialista da História do Cinema, de Nildo Viana, que eu carinhosamente apelidei de "Livro de auto-ajuda para quem não passou em Audiovisual na USP".

A questão é que, ainda que de forma inconsciente, tentei me afastar do que fosse relacionado ao Cinema, e do meu amor por ele. Mas a CS (Ciências Sociais) não é do tipo ciumenta. Se eu digo que estou em dúvida dos meus sentimentos por ela e que me sinto apaixonada pela literatura, ela não faz escândalo. Chama a literatura pra jantar conosco e tenta conversar. E sei que ela fará o mesmo com o Cinema, agora que a gente reatou.

Beijokas e inté!

P.S.: Começa hoje, no Cine UFG, a Mostra de filmes de Jean-Luc Godard. Programação no blog do professor Lisandro Nogueira.

p.s.2: Já ganhei um prêmio num festival de cinema. 3º lugar de categoria Vídeos Caseiros do II FestCine Goiânia. \o/

2 comentários:

  1. Adoro a poligamia dos cursos superiores... eu também ando participando de alguns ménage-a-trois com a Letras e a CS ultimamente x)
    Ainda bem que esse tipo de relação pode acabar em casamento, né.

    PS: do seu filme no II FestCine eu lembro!
    PPS: Mog, você escreve tão bem! É tão bom ler você! x)

    ResponderExcluir
  2. Não sei como a Morgana consegue ficar até 4 da manhã acordada e chegar na faculdade 8 pra aula.
    #medo

    Cansei de falar post legal, já ficou batido. ;D
    kkkk

    Mas tá legal.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...